sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dicionário do Ciclista

Todos os termos que o ciclista deve saber

A
:: alavanca de câmbio: Instrumento utilizado para a troca de marchas. Veja rapid fire e grip shift. :: alforge: Mala para levar as bagagens dos ciclistas.
:: aro: Peça circular, parte integrante da roda, responsável pela fixação da câmara e do pneu.

B
:: bar end: Extensão do guidão, utilizada para otimizar a força do ciclista durante uma subida.
:: bike: "Bicicleta" em inglês.
:: biker: "Ciclista" em inglês.
:: blocagem: Peça responsável por prender a roda ao quadro e ao garfo. Consiste em um mecanismo que permite a retirada do conjunto da roda sem o auxílio de ferramentas.
:: bob: Manobra que consiste em retirar os dois pneus da bicicleta do chão sem o auxílio de rampa.

C
:: cadência: Forma de manter um movimento em um ritmo constante. No caso, manter o ritmo da pedala constante.
:: caixa de direção: Localizado no lado frontal do quadro, é responsável pela junção da mesa e do garfo.
:: câmara: Objeto tubular confeccionado em borracha, colocado entre o aro e o pneu. Adiciona-se ar, inflando-a, de forma a permitir a rodagem.
:: câmbio: Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. Existem dois tipos: o dianteiro, que realiza a passagem da corrente entre as coroas; e o traseiro, que realiza a passagem da corrente entre os pinhões do cassete.
:: camel back: Espécie de mochila, confeccionado com material impermeável, em que é adicionado água em seu interior, com um tubo que sai de sua extremidade superior até a região próxima à boca do ciclista. É utilizado para o fornecimento de água para o ciclista enquanto ele pedala.
:: canote: Parte da bicicleta que sustenta o selim no quadro.
:: cantilever: Tipo de freio em que duas hastes são acionados por cabos. Ao serem acionadas, as sapatas afixadas nestas hastes entram em contato com o aro, forçando a frenagem.
:: caramanhola: Recipiente plástico para o transporte de líquido, preso ao quadro por um suporte.
:: cassete: Conjunto de pinhões, que é afixado ao cubo traseiro.
:: catraca: Peça fixada na roda traseira por onde passa a corrente, fazendo a bicicleta andar.
:: centro: Parte do quadro onde se aloja o eixo do movimento central. É o ponto do quadro sujeito a maiores esforços.
:: ciclo-computador: Instrumento eletrônico com funções diversas, como a medição de velocidade, distâncias, média de velocidade, odômetro e cronômetro. Um sensor magnético preso aos raios da roda, passa por um captador localizado no garfo. Este capta a passagem do sensor e envia o sinal para o ciclocomputador, que calcula o tempo da passagem do sensor para estimar as informações.
:: cicloturismo: Forma de lazer que consiste no uso da bicicleta em viagens.
:: clipless pedal: 1. "Pedal sem pegador" em inglês. 2. Tipo de pedal que contém mecanismo que prendem a sapatilha. Basta um movimento para liberar a sapatilha do pedal.
:: coroa ou conjunto de coroas: Peça dentada localizada junto ao movimento central da bicicleta, responsável pela passagem da corrente. O ciclista imprime força ao pedal, que transmite a força à coroa, que em movimentos circulares, move a corrente, que transfere força para os pinhões, que por sua vez estão presos à roda traseira, gerando movimento.
:: corrente: Peça formada por elos, responsável pela transferência da força aplicada à coroa para os pinhões.
:: cromoly: Liga de aço em que é adicionado cromo e molibdênio, criando uma material mais leve e resistente que o aço comum.
:: cross country: Modalidade disputada em pista mista, com vários competidores.
:: cubo: Parte integrante da roda, ela inclui um eixo que a prende ao quadro ou ao garfo. Ela afixa, através dos raios, o aro ao conjunto da roda.

D
:: downhill: 1. "Descer o morro" em inglês. 2. Modalidade em que os competidores descem um percurso todo em declive.
:: drop: Obstáculo natural ou artificial em forma de degrau, ou a descida de um obstáculo desse tipo.

E
:: elastômero: Material plástico responsável pelo amortecimento de impactos na suspensão.

F
:: freeride: 1. "Pedalar livremente" em inglês. 2. Forma de utilizar a bicicleta para vencer obstáculos e trilhas difíceis.
:: full suspension: 1. "Suspensão completa" em inglês. 2. Tipo de bicicleta dotada de suspensão dianteira e traseira, muito utilizada no downhill.

G
:: gancheira: Local em que é fixado a roda ao quadro ou garfo, através da blocagem.
:: garfo: Peça semelhante a um garfo, que fixa a roda dianteira ao quadro, e responsável em parte para a dirigibilidade da bicicleta.
:: grip shift: Tipo de alavanca de câmbio que se localiza próxima às manoplas. As trocas são feitas com movimentos giratórios, como num acelerador de motocicleta.
:: guidão: Peça tubular responsável pela direção da bicicleta. Nela se encontram fixadas normalmente o bar end, a manopla, a alavanca de câmbio e o manete, além do ciclocomputador. Ela é fixada ao quadro pela mesa.

H
:: hard tail: "Rabo duro" em inglês, é um tipo de bicicleta sem suspensão traseira.

I
:: inter city: O mesmo que trip trail.

L
:: ler o terreno: Forma de se antecipar às mudanças no terreno do percurso para evitar obstáculos ou calcular alguma manobra.

M
:: magiver: Chave com múltiplas funções.
:: magura: Sistema de freio hidráulico.
:: manete: Mecanismo manual para o acionamento dos freios, localizado no guidão, junto às alavancas de câmbio. :: manopla: Peça plástica ou emborrachada tubular, por onde passa o guidão por dentro dela. Garante a empenhadura e o conforto do ciclista no manejo do guidão.
:: mesa: Peça tubular responsável pela fixação do guidão. Ela é presa ao quadro pela caixa de direção.
:: mountain bike: 1. "Bicicleta de montanha" em inglês. 2. Tipo especial de bicicleta preparada para rodar em terrenos acidentados e com muitas subidas.
:: movimento central: Peça localizada na extremidade inferior do quadro, responsável pela fixação dos pedivelas, e pelo movimento circular da pedalada.

P
:: pedal: Peça em que é colocado os pés para a transferência da força da pedalada para o conjunto de transmissão.
:: pedal clip: O mesmo que clipless pedal.
:: pedalar redondo: Pedalar de forma suave e cadenciada, sem movimentos bruscos.
:: pedivela: Peça que liga o pedal à coroa.
:: pedaleira ou firma-pé: Tira para prender os pés nos pedais simples.
:: pinhão: Peça dentada que faz parte do cassete. Transmite a força de movimento da corrente para a roda traseira.
:: planilha: Guia de referência utilizado para percorrer um trajeto, através de informações colhidas por terceiros como a quilometragem, os pontos de referência e figuras que ilustram o tipo de terreno e outras referências.
:: planilhar: Ato de mapear um percurso indicando os pontos referenciais para o correto acompanhamento de um trajeto.
:: pneu: Peça circular de borracha acoplada ao aro. Ao ser inflada pela câmara, ela se torna capaz de comportar o peso da bicicleta e do ciclista e facilitar a realização da rodagem.
:: porta-caramonhola: Suporte para caramonhola. Normalmente fixado através de parafusos, ou braçadeiras, ao tubo oblíquo do quadro.

Q
:: quadro: Peça principal da bicicleta. Formada por vários tubos que criam uma geometria que propicie a utilização da bicicleta, ela integra vários componentes como a roda, garfo, canote, movimento central, caixa de direção, câmbios, e outros acessórios.

R
:: raio: Vareta de aço de diâmetro bem reduzido que liga o aro ao cubo, garantindo a estabilidade e leveza na roda.
:: rapid fire: Tipo de alavanca de câmbio em que aciona a troca de marchas através do pressionamento de botões.
:: relação: Combinação entre diferentes tipos de pinhões com as coroas através da corrente, resultando em diferentes movimentos de transmissão de força para a roda traseira.
:: rígida: Bicicleta sem nenhum tipo de suspensão.
:: roda: Peça que permite a bicicleta rodar. Ela é composta por um aro, raios, cubo, pneu e câmara.

S
:: sapata de freio Peça de borracha ou plástico afixado nas hastes do freio. Em contato com o aro, cria uma resistência que gera a frenagem.
:: sapatilha Tipo especial de calçado que tem um taquinho ou trava na sola, responsável por fixar o tênis ao pedal clip.
:: selim Peça em que o ciclista monta o seu corpo, garantindo estabilidade e conforto.
:: single track 1. "Pista única" em inglês 2. Trecho de trilha muito estreito, onde somente é possível a passagem de um ciclista por vez.
:: soft tail 1. "Rabo macio" em inglês. 2. Tipo de bicicleta que possui suspensão traseira, mas sem a presença de pivô junto ao movimento central. A flexibilidade do quadro, juntamente com a suspensão, garante um pequeno amortecimento na parte traseira do quadro.
:: sprint 1. "Correr a toda a velocidade" em inglês. 2. Forma de aumentar a velocidade repentinamente, para poder ultrapassar um adversário, normalmente momentos antes da linha de chegada.
:: suspensão Sistema de amortecimento que consiste em molas e elastômeros, ou câmaras de ar e óleo. As suspensões dianteiras são garfos com amortecimento em cada um de seus braços. A suspensão traseira consiste em um conjuntos de pivôs e junções que garantem liberdade de movimento à parte traseira do quadro.

T
:: taquinho Tipo de trava localizada na sola da sapatilha, que permite o rápido travamento do tênis no pedal clip.
:: transmissão É o conjunto de envolve os câmbios, corrente, cassete e coroas.
:: trilha Caminho estreito e de pouco movimento, utilizado principalmente por animais ou cavaleiros.
:: trip trail Corrida de longa distância, de 25 a 40 quilômetros. Geralmente os competidores partem de uma cidade e chegam a uma outra.

U
:: upgrade 1. "Aumentar de nível" em inglês. 2. Termo que designa a troca de componentes da bicicleta por outras de melhor qualidade.
:: uphill 1. "Subida de morro" em inglês. 2. Modalidade em que os competidores disputam uma corrida toda em subida.

V
:: v-brake Tipo de freio que consiste em duas longas hastes laterais (com sapatas) afixadas ao quadro, acionadas por cabo pela manete de freio. Elas tomaram o lugar dos freios cantilever.


Fonte: webventure.com.br

Fotos depasseo de bike


SORRIR SEMPRE , ISSO FAZ A DIFERENÇA !

SORRIR SEMPRE , ISSO FAZ A DIFERENÇA !

Conheçam a Alô Cestas e Buquês 24h

Feliz Natal com muito orgulho pra você !